domingo, 11 de março de 2012

Á cultura Punk

Movimento punk,diferente do que muitos pensam não é desordem,existe uma grande parte que queimam a cena,porém a maioria luta por uma causa justa ,punk é atitude libertária,manifestação,é não ficar calado diante das injustiças dos governos e da sociedade manipulada ,é liberdade, igualdade, RESPEITO e justiça !!
 atiude punk,é VOCÊ mesmo quem faz ,é independência,como por exemplo o princípio de autonomia do
 "faça vc mesmo"(do it yourshelf), o interesse pela aparência agressiva (uma forma de chocar a sociedade), a simplicidade e a subversão da cultura. .Entre os elementos da cultura (ou contra cultura) punk estão: o estilo musical(protesto sonoro),o estilo de se vestir(com signifiados em cada peça de roupa vestida), as artes  (zines,grafites,panfletos,pixações libertárias,bandeiras,peças de roupas,penteados),  a poesia punk (que está meio esquecida no tempo), e também o comportamento (podendo incluir ou não princípios éticos e políticos definidos), expressões linguísticas, símbolos e outros códigos de comunicação.
ativismo,protesto,igualdade,e reação contra atitudes fascistas e desrespeitosas,contra qualquer tipo de preconceito!
punk é movimento de resistência e manifestação  anarquista (ou apenas libertária) ,independente do tipo de punk q você seja...  .... se vc é punk mesmo vc sempre vai lutar pelos conceitos libertários e verdadeiros da cultura punk!

punk
O movimento punk não é um estilo monotono que só fala um
assunto, é composto por muito tipos.Desde o punk bem anarquista até o 
punk mais fechado que só quer saber do seu próprio rolê,o punk libertário e ativista ou até mesmo fascista,por ser um movimento libertário,cada um faz sua própria idéia,e isso acaba desunindo  bastante o movimento

na música punk .Punk com letras anaquistas Falam 
sobre os nepúdios da sociedade, agressão policial contra civis, 
desigualdade social e racial, forte cobranças de obrigaçoes de politicos e 
etc,mostra realmente a verdade sobre o cotidiano da sociedade.
Punk Oi (street punk)  -
O  Oi é um grito feito por punks para defender
a união de punks e skinheads (não seguidores do nazismo/fascismo), e esta união 
segue sem ideologia concreta,muitos são simplesmente antifascistas,outros seguem o anarquismo ou comunismo libertário! (no brasil o street punk normalmente é  regeitado por punks  que se acham os donos da verdade) por acharem que todo skinhead segue conceitos fascistas !
o nome "Oi!",é por causa da música dos Cockney Rejects "Oi! Oi! Oi!". O Oi! tinha como ideal ser uma revitalização do punk agressivo, realista, das ruas, sem a comercialização e a suavização da new wave. Era a música que segundo Bushell, unia "punks, skins e toda a juventude sem futuro". Logo organizaram a primeira coletânea Oi!, com os Cockney Rejects, 4 Skins, Angelic Upstarts, Peter & the test Tube Babies, Exploited e outras bandas, formadas por punks ou skins .
Foram feitas várias outras coletâneas Oi! a parti daí, e muitas bandas apareceram  Então, apesar de no Brasil as pessoas pensarem que Oi é "som de careca"(atualmente os carecas do brasil tem idéias fascistas e contrárias a idéia da maioria dos punks), ou que bandas Oi devem ser de direita, isto não passa de preconceito. O Oi! nada mais é do que um estilo de punk rock de volta às raízes, mais ligado à rua, ao realismo social. Nada a ver com a extrema direita. A maior prova disso é a adesão original de bandas como os U.K. Subs ao Oi!, e o fato do Business (uma das maiores bandas Oi), tocar um cover do Crass. Enfim, a grande maioria das bandas ou era de esquerda ou era apolítica.
.bem com isso a conclusão é de que o movimento punk,é formado a partir de diversas idéias,e ao longo da história foi sendo modificado,remoldado,resgatado,etc
 hoje o objetivo do LEVANTE PUNK,é unir o movimento,para assim poder lutar em busca de algo (a partir de debates e idéias trocadas)







                                     



Nenhum comentário:

Postar um comentário